Páginas

10 de dezembro de 2011

Reuso da água em Jardim

Olá, meus queridos! Sabemos que futuramente a água será um bem muito valioso, e será um diferencial o reuso da água para a sobrevivência.



Há várias formas de captação da água da chuva, e os sistemas de coleta vêm se tornando uma realidade para as construções.
A cidade de São Paulo já se deu uma lei que torna obrigatória a retenção da água da chuva em novas ou reformadas construções a partir de 500 m2 de área impermeabilizada.  Lei 13276/02 | Lei nº 13276 de 05 de janeiro de 2002 de São Paulo.


A idéia é captar a água da chuva antes que chegue no solo, onde se contamina e fica imprópria para uso. Essa água pode ser utilizada para regar o jardim, limpeza da casa, armazenamento para sistemas de combate a incêndio e lavar carros. Nunca poderá ser utilizada para fins potáveis.
Qual o caminho da água até a reutilização?
1)Após coletada a água pela superfície do telhado, ela deverá passar por um equipamento que fará a eliminação da água dos primeiros 15 minutos de chuva. 
2) Após passar pelo sistema de eliminação dos primeiros minutos, ela deverá passar por um filtro removedor de partículas. 
3) Após passar pelo filtro, a água passará por um clorador.
4) Por fim, essa água chegará à cisterna. 
5) Essa cisterna deverá ter um extravasor e um ponto de abastecimento com água potável da rede, controlado por um sistema de bóias. 
6) Através de uma bomba submersa essa água se transferirá para um reservatório de reuso. 


O mais caro do sistema é a cisterna. Portanto, é essencial o correto dimensionamento da mesma, que será realizado por profissional, identificado o índice pluviométrico, a área de coleta, volume de chuva coletado e o volume de água reaproveitada.


Segue aqui um super dica que já existe no mercado para captação e tratamento.



Filtro da 3p Technik, um filtro que pode processar sem problemas a água de chuva de telhados com áreas até 200 m2.
A sujeira separada não se acumula, ela é encaminhada diretamente para a galeria pluvial, ou - quando houver em anexo um sistema de recarga dos lençois subterrâneas - é coletada num recipiente, para compostagem posterior. 



Fonte: Tecnologia 3P Technik do Brasil.
http://www.tabletman.com.br
http://www.seferin.com.br
http://www.agua-de-chuva.com

2 comentários:

  1. Olá Cris,
    Agradeço, sensibilizada, por você seguir meu Blog.
    Obrigada, querida.
    Suas postagens são ótimas e os assuntos são atuais e
    importantes. Muito sucesso com seu espaço.
    Um ótimo domingo para vocês todos.
    Grande beijo,
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir