Páginas

16 de dezembro de 2011

Casa de Garrafa Pet

Olá pessoal, estou de volta com uma Casa super interessante!


Talvez alguns de vocês já ouviram falar sobre casas construídas com garrafas de plásticos, do tipo pet. Este tipo de construção deu-se início a cerca de 9 anos atrás na Índia, e em seguida na América Latina. 
Na Bolívia uma artesã, Ingrid Diez, desenvolveu uma técnica para construir casas, chamadas de Casas de Botellas" (casas de garrafas) em uma região muito carente. Uma construção com garrafas, recheadas de resíduos e sedimentos diversos formam as paredes, que após amarradas, são fixadas com cal e cimento. A casa criada por Ingrid se tornou um projeto social, os outros materiais para o acabamento, são doados por empresas ou instituições da região. O modelo de casa da artesã se expandiu para Uruguai, Argentina e México, já com algumas casas construídas.
Na Nigéria, em uma aldeia em Yelwa, com a ajuda de ONGs a primeira casa construída com garrafas plásticas virou atração turística, e com um terreno cedido por um empresário grego, mais 25 casas estão em construção .


No Brasil, com o apoio de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Sr.Antônio Duarte do município de Espírito Santo em RN, desenvolveu uma técnica de construção de blocos com areia, cimento e garrafas. Sua primeira casa ficou pronta em dezembro de 2009, após testes no labóratorio da Universidade comprovando a eficácia da construção. O resultado surpreendeu, com medidas de resistência superior a tolerância ao blocos de concreto, além da resistência, este tipo de construção oferece conforto térmico, sendo acolhedora no inverno e fresca nas temperaturas altas, e conforto acústico, reduzindo os ruídos externos


Segue algumas fotos das casas na Bolívia e Nigéria, pesquisadas na internet:





















A primeira casa edificada por Ingrid teve 170m² e nela foram utilizadas 36 mil garrafas plásticas de dois litros.
As casas da Nigéria são de 30 e 58 , com utilização de 8.700 e 16.000 garrafas plásticas.
Se no mundo são produzindo em torno de sete milhões de toneladas ao ano desse tipo de garrafa, cuja expectativa é de 400 anos para se degradar em aterros sanitários, ainda há muito o que construir.
Beijos e abraços.


Fonte/fotos: planetasustentavel.abril.com.br, sustentaveisatitudes.blogspot.com,
www.ecodesenvolvimento.org.br, casaspossiveis.blogspot.com







5 comentários:

  1. Olá Cris,
    Achei incrível esta ideia das casas feitas com garrafas pet. E como ficam bonitas e acolhedoras.
    Seria um ótimo projeto para oferecer moradia às famílias de baixa renda.
    Gostei muito.
    Beijos e abraços,
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  2. Sim Maria, seria um ótimo projeto, mas poucos ajudam e distribuir idéias como esta. A casa feita no Rio grande do Norte, teve um custo de 8 mil reais, para uma região carente como o nordeste, é uma casa de luxo. Uma casa que muitos sonhariam em ter!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Adorei o Blog, tambem eu sou arquitecta e muito interessada nas soluções sustentaveis assim! Um dia vamos construire uma Casa de PET tambem, eu ficaria muito feliz de ter esa experienca. Pode visitar o nosso Blog, estamos e Cabo Verde, Africa : associacaodolixoaoluxo.blogspot.com,
    Abraços,
    Fanny

    ResponderExcluir
  4. Fanny que legal! Soluções sustentáveis não são fáceis de serem aceitas, mas estamos em um momento que o mundo está abrindo os olhos para conhecer um pouco mais. E toda iniciativa é um começo. Adorei o seu Blog! Beijos.
    associacaodolixoaoluxo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. muito legal. Vou tentar aprender e construir umas aqui, numa comunidade carente, que trabalho. Abraços.

    ResponderExcluir