Geralmente quando se pensa em uma construção de bambu associa-se a uma construção de baixa renda ou uma edificação frágil. Na verdade a criação de projetos utilizando este material é bem antiga sendo pouco difundida por aqui.
Há milênios, é um material utilizado na construção em países como o Japão e a China, e nos últimos anos após pesquisas que comprovaram sua resistência e durabilidade, arquitetos de todo o mundo redescobriram o bambu e passaram a usá-lo em seus projetos.
Em geral, o bambu é mais forte que o aço, unindo várias peças é possível construir uma estrutura grande. Forma-se um conjunto, faz-se um pequeno orifício em uma seção única que é cheia com concreto e na qual se coloca uma vareta de aço. Essa técnica pode ser usada para suportar arcos ou tetos amplos. O cimento adiciona força sem reduzir a flexibilidade do bambu.
Sua utilização requer tratamento para proteção contra insetos, os quais atacam o centro do bambu. Anteriormente, só era possível proteger o bambu com o uso de produtos químicos, mas agora são usadas lascas do próprio bambu para produzir um inseticida natural muito eficaz. Depois desse tratamento, o bambu será resistente aos insetos durante muitos anos.
Além de seu custo beneficio, o bambu é umas das plantas que absorvem o dióxido de carbono da atmosfera com mais eficácia, o que faz com que seu cultivo e processamento sejam ecologicamente benéficos.
Fonte: Imagens google, recriarcom voce.com.br, mundopossivel.wordpress.com, inhabitat.com, ciclovivo.com.br